sexta-feira, 15 de julho de 2011

Podemos confiar em nossas obturações ?

Com certeza não.

O método ensinado é o de obturação com cones de gutta-percha e cimento endodôntico. Este material obturador é radiopaco. A radiografia intra-oral (nas técnicas convencionais) mostra uma avaliação do preenchimento por apenas uma projeção (figura 01)

Figura 01 - Radiografia apresenta espaço do canal radicular
de aspecto radiopaco, compatível com o material obturador.

Porém, o que muitos esquecem é da anatomia do dente, e dos canais radiculares de alguns elementos dentários. Um exemplo importante são os incisivos, cujo canal radicular, ao corte, tem aspecto eliptico. Durante a realização da radiografia intra-oral, temos apenas a imagem em projeção vestibulo-palatino (ou vestibulo-lingual).

Se fosse possível realizar radiografias na projeção mesio-distal, seria possivel constatar o seguinte (figura 02): através da cirurgia de acesso clássica, não é possível preencher todo o canal radicular, por sua conformação elíptica.


Eu sei, isto é um "balde de água fria" em todos os endodontistas veterinários !!! Mas é a pura verdade, que não é discutida nos livros clássicos da odontoveterinária. E por isso, seria importante garantir a desinfecção dos canais radiculares em duas ou três sessões, através de medicação intra-canal, até que seja observado a resolução da lesão de reabsorção óssea peri-apical, para posterior obturação.

Algum dia mudaremos os coinceitos da Odontologia Veterinária. Por isso existe este blog questionador.

MV. Esp. PhD. Marco Antonio Leon
CTEOV / DentistaVet / VetDent - Odontologia Veterinária

Nenhum comentário: