sexta-feira, 15 de julho de 2011

Canal em duas sessões - Por que não devemos ter medo ?

Nos últimos dez anos, a anestesiologia veterinária, a exemplo da humana, tem crescido e consolidado como grande especialidade dentro da medicina veterinária. Avanços em farmacologia e na área de equipamentos (aparelhos de anestesia, monitorização, etc) são resultados dos estudos realizados e da busca por conhecimento.

Para a odontologia, foi um avanço importante. Porém, na própria literatura internacional em odontologia veterinária, ainda há contradições e herança dos velhos tempos da anestesia injetável.

Em endodontia humana, preconiza-se o tratamento de canal de polpas mortificadas em, pelo menos, duas sessões, pois há a penetração desinfetante, administração de medicação intra-canal e, numa nova sessão, a troca da medicação ou mesmo sua obturação. Isto é realizado em odonto humana pois, para obturar, é necessário ter certeza de que não há lesão peri-apical.

Em endodontia veterinária, canais com polpa mortificada (e lesão peri-apical) são tratados em uma única sessão. Por que ? A resposta dos mais retrogrados dizem que "É o que diz a literatura, então não discuta". Em verdade, ainda persiste o "medo da anestesia" até nos próprios colegas. "Imagina anestesiar um bicho duas ou três vezes!", pensamento que não condiz com a atual realidade de nossa profissao.

Hoje em dia, se houver algum livro de odontologia veterinária moderna por ser lançado, seria interessante que trouxesse novos conceitos como : tratamentos dentários em algumas sessões. Seria perfeito se fosse possivel realizar tratamentos endodônticos em duas ou três sessões, visto que queremos ter certeza do sucesso de nossas cirurgias... ou não queremos ?

MV. Esp. PhD. Marco Antonio Leon
CTEOV / DentistaVet / VetDent - Odontologia Veterinária

Nenhum comentário: